IPTU 2017 começa a ser distribuído na segunda quinzena de janeiro
- rodriguesmaia
- 16 de jan. de 2017
- 2 min de leitura
As notificações para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) começam a ser distribuídas na segunda quinzena de janeiro e o pagamento será a partir de fevereiro.
Quem optar pelo pagamento à vista, em São Paulo, até a data do vencimento da primeira parcela vai ter um desconto de 4% sobre o valor total do imposto.
Vale lembrar que em dezembro, a prefeitura de São Paulo anunciou um reajuste de 6% no IPTU em relação ao ano de 2016. Cada cidade tem um índice de reajuste próprio, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, por exemplo o aumento é de 6,58%, já em Salvador é de 6,5%, em Recife, o aumento chega a 7,87% e no Distrito Federal o aumento será de 7,39%.

Quem quiser conferir o calendário completo e saber sobre as datas de recebimento do boleto e também para o pagamento, basta acessar o link da prefeitura da sua cidade.
Pagamento: à vista ou parcelado?
Antes de mais nada é preciso levar em consideração a situação financeira. De acordo com o Reinaldo Domingos, doutor em educação financeira, muitos ficam atraídos pelos descontos que são dados com o pagamento à vista, porém só escolha essa opção se você estiver confortável financeiramente.
É importante ficar atento aos pagamentos que virão no futuro. Caso contrário, o ano já começará no vermelho. Muitas vezes, mesmo com o desconto, o parcelamento acaba sendo a melhor opção.
Boletos falsos do IPTU
Vale lembrar que no final do ano passado, a Prefeitura de São Paulo recebeu algumas denúncias sobre boletos falsos. Por isso, sempre fique atento e análise bem os boletos.
Se o contribuinte tiver dúvidas sobre a veracidade do documento, é preciso enviar um e-mail para ni@prefeitura.sp.gov.br . Quem quiser, pode solicitar uma segunda via nas Prefeituras Regionais ou no site oficial www.prefeitura.sp.gov.br/iptu .
Comments